sexta-feira, 11 de junho de 2010

Inscrições para o Enem começam no dia 21 de junho

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) informou que as inscrições para o Exame Nacional de Ensino Médio ocorrerão entre os dias 21 de junho e 9 de julho.

As provas do Enem serão realizadas nos dias 6 e 7 de novembro.

O presidente do Inep, Joaquim Neto, anunciou que as provas deste ano contarão com um esquema de segurança especial.

Segundo ele, há a colaboração das Polícias Federal, Rodoviária e Militar, além das forças armadas, para impedir que haja uma nova fraude.

A novidade deste ano para quem vai fazer o Enem é a inclusão de língua estrangeira.Apesar disso, Joaquim Neto disse que o número de questões não será alterado.

A taxa de inscrição será a mesma cobrada no ano passado: 35 reais.

Os alunos de escolas públicas não precisam pagar essa taxa.
 
ATENÇÃO PARA NÃO PERDER O PRAZO, ESTAREMOS EM RECESSO JUNINO NA MAIOR PARTE DO PERÍODO DE INSCRIÇÃO!!!

Calendário de Provas

Matutino:

2° ano

14/06 Matemática/História

15/06 Física/Inglês

16/06 Biologia/Sociologia

17/06 Química/Geografia

18/06 Português/Filosofia

19/06 Geometria/Educação Física



3° ano

14/06 Matemática/História

15/06 Fisica/Inglês

16/06 Biologia/Sociologia

17/06 Química/Geografia

18/06 Português/ Redação

19/06 Filosofia/Educação Física


Vespertino:

2° ano

14/06 Matemática/História

15/06 Geometria/Educação Física

16/06 Biologia/Sociologia

17/06 Química/Geografia

18/06 Física/Inglês

19/06 Português/Filosofia


3° ano

14/06 Matemática/História

15/06 Redação/Educação Física

16/06 Fisica/Inglês

17/06 Biologia/Sociologia

18/06 Química/Geografia

19/06 Português/Filosofia

Obs: No sábado (19/06), os alunos do turno vespertino irão fazer as provas no turno Matutino.
Horário: 07:00h às 11:00h

Bafana Bafana



E começou a Copa do Mundo!
Os anfitriões Bafana Bafana empataram com a seleção mexicana.

Ainda hoje ás 15:30 França X Uruguai.

E se preparem, por que na terça os nossos "samba boys" vão estrear na Copa. Vamo que vamo Brasil!

INTERCLASSE 2010

A competição é elemento fundamental do esporte, que dá sentido a sua existência, e é nela que a manifestação do esporte se realiza em sua plenitude. É como uma planta germinando, crescendo e frutificando.  Portanto, qualquer ação orientada para o ensino e aprendizagem do esporte não está desvinculada da necessidade de se aprender a competir, de se aprender a sobreviver.

Os jogos interclasses é um evento organizado e promovido no âmbito escolar entre as turmas e séries do colégio.

A organização da competição não pode ter um fim nela mesma, mas um meio para a educação. Por isso, segundo Scaglia, Medeiros e Sadi, a competição não se inicia apenas quando o árbitro apita para começar, ou encerra quando termina o jogo, mas desde a preparação do evento marcando o sentido de integração e responsabilidade entre os alunos, passando por uma série de manifestações de relações sociais e culturais, garantindo a participação ativa e motivante de todos, em seu desenvolvimento pleno como cidadão.


A equipe do blog parabeniza e deseja Boa Sorte a todos os atletas e professores do interclasse 2010!






Olimpíada de Língua Portuguesa

Iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem o objetivo de contribuir para a formação de professores, visando à melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.

A Olimpíada foi fundamentada na metodologia, nas estratégias de atuação e na experiência das três edições do Programa Escrevendo o Futuro que, de 2002 a 2007, desenvolveu ações de formação continuada para professores do 5º e 6º anos (4ª e 5ª séries) do Ensino Fundamental da rede pública, a fim de orientar a produção de textos dos alunos.
 
Em 2008, o Escrevendo o Futuro se tornou a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, e em 2010, poderão participar do programa professores e alunos do 5º ano (4ª série) do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

Tema: “O lugar onde vivo”

Com o tema "O lugar onde vivo", a Olimpíada valoriza a interação das crianças e jovens com o meio em que vivem. Ao desenvolver os textos, o aluno resgata histórias, aprofunda o conhecimento sobre sua realidade e estreita vínculos com a comunidade.


A Olimpíada é uma oportunidade para o aperfeiçoamento de professores e uma ocasião especial para os alunos desenvolverem práticas de leitura e escrita.

Para o aluno: contribui com o exercício de sua cidadania!

Para o professor: contribui com o desenvolvimento de práticas pedagógicas de melhor qualidade!

Para a comunidade: aproxima as escolas da população local e possibilita o reconhecimento de seus saberes!

http://ww2.itau.com.br/itausocial/olimpiadas2010/web/site/

ProUni - um caminho...

O ProUni - Programa Universidade para Todos tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior. Criado pelo Governo Federal em 2004 e institucionalizado pela Lei nº 11.096, em 13 de janeiro de 2005, oferece, em contrapartida, isenção de alguns tributos àquelas instituições de ensino que aderem ao Programa.



Dirigido aos estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais, com renda per capita familiar máxima de três salários mínimos, o ProUni conta com um sistema de seleção informatizado e impessoal, que confere transparência e segurança ao processo. Os candidatos são selecionados pelas notas obtidas no ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio conjugando-se, desse modo, inclusão à qualidade e mérito dos estudantes com melhores desempenhos acadêmicos.



O ProUni possui também ações conjuntas de incentivo à permanência dos estudantes nas instituições, como a Bolsa Permanência, o convênio de estágio MEC/CAIXA e o FIES - Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, que possibilita ao bolsista parcial financiar até 100% da mensalidade não coberta pela bolsa do programa.



O ProUni já atendeu, desde sua criação até o processo seletivo do segundo semestre de 2009, cerca de 600 mil estudantes, sendo 70% com bolsas integrais.



Desde 2007, o ProUni - e sua articulação com o FIES - é uma das ações integrantes do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE.



Assim, o Programa Universidade para Todos, somado ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI, a Universidade Aberta do Brasil e a expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica ampliam significativamente o número de vagas na educação superior, contribuindo para o cumprimento de uma das metas do Plano Nacional de Educação, que prevê a oferta de educação superior até 2011 para, pelo menos, 30% dos jovens de 18 a 24 anos.



Período de inscrições para o processo seletivo do ProUni referente ao 2º semestre/2010:


- Do dia 15/06/2010 até às 23 horas e 59 minutos do dia 19/06/2010, horário oficial de Brasília.


http://prouniportal.mec.gov.br/

BOA SORTE, BRASIL!!



Vamos todos nos juntar para torcer pelo Brasil?

Falando de Acordo

GÍRIAS DA ACADEMIA

Tente descobrir  o significado das expressões abaixo.
Uma dica no seu ouvido: são ditados populares.


1. Colóquio sonolento para acalentar bovino.


2. Inflar o volume da bolsa escrotal


3. Derrubar, com a extremidade do membro inferior, o sustentáculo de uma das unidades de acampamento.


4. Deglutir o batráquio


5. Sequer considerar a utilização de um longo pedaço de madeira.


6. Sequer considerar a possibilidade da fêmea bovina emitir fortes e ruidosas contrações laringo bucais.


7. Derramar água pelo chão com tombamento violento e premeditado de seu recipiente.


8. Retirar o filhote de eqüino da perturbação pluviométrica


9. Creditar o primata.


10. Precipitar-se ao chão com intenções mortais

Fotos Antigas de Itapetinga...

Meio Ambiente...




No dia 05 Último foi o dia Mundial do Meio Ambiente e você já se deu conta de quantas coisas estão erradas em nosso país quando o assunto é a conservação dele?



Embora o Brasil tenha conservado boa parte de suas florestas , diferente da maioria dos países que vem dando palpite sobre o que fazer com as nossas, ainda não somos bom exemplo de preservação, pois a destruição ainda é alarmante.


Todos aqueles que amamos e que sobreviverão sobre o legado deixado pela nossa consciência, dependem das nossas ações atuais. Não se trata de uma vã filosofia, mas da realidade sentida em cada aviso enviado pela Natureza.



Enchentes por toda parte, secas, terremotos, erupções vulcânicas, ciclones e tornados estão destruindo e matando sem piedade.



Vários animais se encontram em extinção, campos férteis e produtivos estão se tornando desertos, rios e lagos de águas límpidas tornaram-se poluídos. Tudo através da ganância e irresponsabilidade do homem.



Precisamos acordar, pois conscientização e preservação do Meio Ambiente depende de MIM, de VOCÊ, de todos que vivem neste planeta chamado Terra..




Juntos podemos mudar esse quadro de abandono. Cobre o compromisso de todos e o zelo pelo que é de todos: o Meio Ambiente!

Curiosidades da Copa do Mundo - África do Sul 2010

Ficha da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul
Participantes das eliminatórias da Copa do Mundo de 2010: 203 seleções
Classificado automaticamente: África do Sul (país-sede)
Sede: África do Sul

A Copa do Mundo é um evento que reúne muitas fatos curiosos. Idealizada na fundação da FIFA em 1904, a Copa do Mundo só foi realizada após a reconstrução da Europa dos destroços da Primeira Guerra Mundial. O primeiro torneio foi disputado em 1930 no Uruguai. Os anfitriões foram os primeiros campeões mundiais. O Brasil ganhou as Copas de 1958 na Suécia, 1962 no Chile, 1970 no México, 1994 nos Estados Unidos e 2002 na Coreia do Sul e Japão.
O jogador mais alto da Copa do Mundo de 2010 é o atacante sérvio Nikola Zigic com 2,02m. Um centímetro apenas mais alto que outro atacante da Copa de 2010, o inglês Peter Crouch. Um inglês é o jogador mais baixo inscrito na Copa da África do Sul. Com 1,65 o meio-campista Aaron Lennon é a prova que o futebol é um esporte democrático.

O jogador brasileiro mais alto é Doni com 1,94m e o mais baixo é o meia Josué com 1,69. Gilberto e Gilberto Silva nasceram em 1976, enquanto Ramires é de 1987 (o mais novo jogador brasileiro na Copa do Mundo de 2010).

O jogador mais velho da Copa do Mundo da África do Sul é o goleiro inglês David James com 39 anos e dez meses. O jogador mais jovem é o meio-campista dinamarquês Christian Eriksen.
A Adidas Jabulani é a bola oficial do Mundial de 2010 na África do Sul. Desenvolvida pela Adidas, empresa alemã de equipamentos esportivos, a Jabulani foi apresentada antes do sorteio dos grupos da Copa do Mundo, em 4 de dezembro de 2009, na Cidade do Cabo.

Anteriormente as bolas de futebol tinham mais gomos (14 na última Copa do Mundo) e estes eram planos. Esta nova tecnologia promete dar mais precisão aos chutes, aderência e melhor trajetória no ar.

DESEJAMOS  QUE O BRASIL FAÇA MUITOS GOLS COM A NOVA BOLA!

BOA SORTE SELEÇÃO!