segunda-feira, 9 de agosto de 2010

II GINCANA SOCIAL E CULTURAL CO CMLEM

Para comemorar o Dia do Estudante, o aniversário do Colégio, a coordenação e o corpo docente co MLEM planejaram a II gincana cultural e social, com o objetivo de possibilitar a integração entre alunos de todos os turnos da escola, bem como os professores, funcionários e toda a comunidade escolar. Há provas que também beneficiam a comunidade carente, tornando a gincana também um evento social.


Os alunos deverão se inscrever por série/turma, em formulário padrão, disponibilizados aos coordenadores das equipes, que serão em 6 cores: verde, azul, vermelha, preta, rosa e roxa. O valor da inscrição era de 2,00 (dois reais) e será utilizado para compra de brindes que serão sorteados entre os alunos inscritos durante a gincana.

Confira agora as 1ª tarefas culturais e sociais e as datas e horários de cumprimento, bem como as turmas que deverão compor as equipes:


TAREFA DATA HORÁRIO


Cestas Básicas 19/08 10h


Garoto e garota Modelo 19/08 19h


Modelo é show 19/08 19h


Higiene Pessoal 20/08 10h

Equipes

1 1ºA,2ºB matutino e 1ºF,2ºA vespertino


2 1ºB, 2ºD matutino e 1ºE,2ºB vespertino


3 1ºC,2ºC matutino e 1ºA vespertino


4 1ºD,3ºB matutino e 1ºC, 2Cº vespertino


5 1ºE, 3ºA matutino e 1ºB, 3ºB vespertino


6 2ºA, 3ºC matutino e 1ºD, 3ºA vespertino
Homenagem a todos os estudantes


A cada ano, com energia renovada e cheios de esperança, cada estudante se prepara para, de alguma forma, auxiliar na transformação de nosso País em uma grande nação. E nesse período, especialmente, apostamos na sua capacidade de criar, nas suas habilidades, na sua capacidade de aproveitar oportunidades e de sonhar .

É preciso sonhar, mas com a condição de crer em nossos sonhos, “aprendendo com o passado, agindo no presente para transformar o futuro”.



DIA DO ESTUDANTE

ORIGEM


“No dia 11 de agosto de 1827, D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país: um em São Paulo e o outro em Olinda, este último mais tarde transferido para Recife. Até então, todos os interessados em entender melhor o universo das leis tinham de ir a Coimbra, em Portugal, que abrigava a faculdade mais próxima.


Na capital paulista, o curso acabou sendo acolhido pelo Convento São Francisco, um edifício de taipa construído por volta do século XVII. As primeiras turmas formadas continham apenas 40 alunos. De lá para cá, nove Presidentes da República e outros inúmeros escritores, poetas e artistas já passaram pela escola do Largo São Francisco, incorporada à USP em 1934.


Cem anos após sua criação dos cursos de direito, Celso Gand Ley propôs que a data fosse escolhida para homenagear todos os estudantes. Foi assim que nasceu o Dia do Estudante, em 1927.”



Para sabermos mais sobre os projetos culturais, tivemos a oportunidade de entrevistar a coordenadora do FACE e TAL de Salvador, Renata Bastos. Esses projetos tem por objetivo levar para a escola a arte, e fazer com que a escola veja o aluno de um ângulo diferente do que é visto na sala de aula. Foi citado também que esses projetos aproximam o estudante da leitura, aspecto considerado deficitário hoje em dia. Os objetivos desses projetos estão sendo alcançados. As escolas abraçaram os projetos; os talentos estão sendo aproveitados e professores e alunos relacionam-se. A coordenadora ainda deixou bem claro, repetindo diversas vezes, que esses projetos deveriam deixar de ser apenas um programa e passar a fazer parte do dia-a-dia do aluno e das escolas. “Uma educação de qualidade não é só conteúdo. Devemos pensar em valores, que pessoas estão sendo formadas e habilidades estão sendo descobertas”, finaliza Renata.

Esperamos alcançar tais objetivos.

Por Raquel Santos

PARABÉNS MODELO!!!

Nesta segunda-feira (09/08), o CMLEM completou 11 anos de existência. Essa Instituição, sem dúvida, contribui de forma significativa com o desenvolvimento da nossa cidade, à medida em que forma cidadãos éticos e críticos e, consequentemente, valorizados pela capacidade latente explorada através das oportunidades dispensadas pela equipe docente.

Vale lembrar que essa equipe do MODELO é realmente um MODELO de equipe.

Um grupo de profissionais competentes e comprometidos com uma educação inovadora, dinâmica e de qualidade.

Parabéns a todos aqueles que fazem parte dessa família MODELO!

Por Auxiliadora Tavares