quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Será?


Começa a partir de hoje, 15/09/2010, o quadro "Será?", onde sempre estaremos colocando curiosidades que sempre nos intrigam. Sabe quando alguém fala pra você algo que parece absurdo e você diz: Será? Pois é, é disso que estou falando e hoje temos algo muito legal para descobrir, Será que as pontes servem apenas para veículos terrestres?

Olhe a foto abaixo




Pois é, quem pensou que ponte só servia para carros e pedestres está enganado! Essa foto é real e foi tirada de algum ponto sobre a ponte alemã que passa sobre o rio Elbe e liga os canais Elbe-Havel e Mittelland.
    O audacioso projeto demorou mais de oitenta anos para ficar pronto. Em 1919, a idéia dos caras era fazer duas "ruas d'água", mas foi só em 1930 que começaram a tentar pôr em prática os desenhos e cálculos. Só que eles tiveram que dar um tempo por causa da Segunda Guerra Mundial, em 1942. Depois ainda teve a guerra fria na Alemanha, que fez com que o projeto andasse mais lendo do que estátua de tartaruga.  Finalmente, com a reunificação das Alemanhas em 1990, o pessoal retornou às obras para que - seis anos depois -   terminasse a ponte.
    Pra quem gosta de números:
- foram gastos meio milhão de euros para a construção da ponte d'água;
- a ponte mede 918 metros de extensão;
- foram gastos 24.000 toneladas de de aço;
- os serventes de pedreiros fizeram 68.000 metros cúbicos de concreto! (brincadeira, o concreto já vem pronto!)
    Segundo a agencia de notícias Associated Press, o Ministro dos Transportes alemão Manfred Stolpe disse que "a ponte é importante para a região, pois além de ajudar no transporte também é um ótimo atrativo para o turismo.
    Estranho não?