sexta-feira, 25 de novembro de 2011

A ARTE BARROCA - CARACTERÍSTICAS



PARA AS TURMAS DE ARTE

Barroco – Arte, Características, Autores e Obras Barrocas
A Palavra Barroco deriva de (barueco) que significa pérola de forma irregular.

 Barroco   Literatura, Arte, Características, Escritores, Obras Barrocas arte barroca
Arte Barroca
Contexto Histórico em Portugal e no Brasil:
O Barroco em Portugal aconteceu em meio a decadência do país e Contrarreforma Católica, e já em 1640 pela reação de Restauração do Estado. De 1580 à 1756 foi um período de alternância de momentos de depressão e outros de euforia e nacionalismo, resultando em uma arte turbulenta diferente da clareza e racionalismo do Classicismo, anterior.
No Brasil o Barroco também ocorreu a partir do século XVII, a princípio influenciado pelos jesuítas que dominavam o ensino. Foi o primeiro estilo artístico do Brasil.
Características Literárias e Artísticas do Período Barroco:
* O Dualismo ou Bifrontismo – arte do conflito, do dilema, da contradição e dúvida. Há o uso intenso de antíteses, paradoxos e oxímoros.
* O Fusionismo – tentativa de conciliação de contrários, por exemplo Claro e Escuro, Alma e Corpo, Fé e Razão, Vida e Morte, Céu e Terra….
* O Feísmo – rompe-se com o equilíbrio clássico, pois é contrário à harmonia, sobriedade, clareza. Caracteriza-se pelo “Belo Horrendo”, pessimismo, irregularidade, retorcimento e exagero, que é marcado pelo Rebuscamento das figuras e palavras.
* Pessimismo – visão desencantada do homem, retoma a concepção bíblica de que o homem é pó e ao pó voltará, vigente na Idade Média.
* Cultismo ou Gongorismo – rebuscamento da forma, jogo de palavras e imagens, através de metáforas, trocadilhos, hipérboles, antíteses, sinestesias e outras tantas figuras de linguagem, de som e pensamento.
* Conceptismo ou Quevedismo – aspecto voltado ao jogo de ideias e conceitos para a argumentação, uma atitude intelectual.
* A emoção sobre a razão, cuja função é impressionar os sentidos do observador, baseando-se no princípio segundo o qual a fé deveria ser atingida através dos sentidos, e da emoção e não apenas pelo raciocínio; 
* Introdução de efeitos decorativos e visuais, através de curvas, contracurvas, colunas retorcidas; 
* Junção entre a arquitetura e escultura; 
* Fortes contrastes de luz e sombra; 

* Obras com efeitos ilusionistas, nos dando às vezes a impressão de ver o céu, tal a aparência de profundidade e realidade que se conseguia.

Na Pintura Barroca com o uso da perspectiva foram pintados tetos e paredes que dão a impressão de continuação do céu, o uso do contraste do claro e escuro (chiaroscuro) foi dada mais dramaticidade à obra, embora exagerada é a iluminação que dá sensação de realismo.
Principais características da pintura:
- Composição diagonal e assimétrica, com estilo retorcido, monumental;
- Contraste da luz e sombra recurso destinado paraa dar profundidade à pintura acentuando elementos destaques no quadro;
- Realista e presente em várias camadas sociais;
- Cenas de fortes com dramaticidade para causar impacto no observador.
Dentre os pintores barrocos destacam-se:
Caravaggio, Velásquez, Rubens, Rembrandt , Andrea Pozzo, entre outros.
Lição de Anatomia
                 Caravaggio, Jovem São João o Batista, aproximadamente 1600.
 Na Escultura destaca-se a imagem sacra concebida pela igreja, através da imagem o artista tinha função teológica com transmissão da fé aos fiéis. Carga dramática sensação de movimento, emoções de alegria, dor, sofrimento.
Principais características:
- Predomínio das linhas curvas;
- Drapeados nas formas dos tecidos, tons dourados;
- Emoção nos gestos e rosto das obras;
- Dramaticidade com efeito teatral.

Entre os artistas do Barroco italiano Bernini (1598-1680) foi, sem dúvida, o mais importante e completo: foi arquiteto, urbanista, escultor, decorador e pintor.

Êxtase de Sta. Teresa
                                          Basílica de São Pedro (Vaticano)                                                                              
Na Arquitetura a Igreja e os governantes tiveram papel principal, pois necessitavam criar obras que impressionassem pelo explendor, investiram na grandiosidade das igrejas e palácios com efeitos decorativos. Caracterizou-se pelo uso de colunas, frisos, frontões arcos e cúpulas.
Grandes projetos foram levantados em torno da arquitetura, entre eles, destacam-se basílica de São Pedro, no Vaticano. Também nesse período foram criados projetos paisagísticos de grandes jardins de palácios, como os de Versalhes, na França.
A Arte Barroca no Brasil

No Brasil colônia o Barroco tem características próprias, apesar de, no início sofrer forte influência do barroco português. Está muito associado ao catolicismo, pois foi trazido pelos missionários católicos, jesuítas, como um novo estilo de doutrina cristã.
A arte barroca se apresenta na arte sacra: estatuária, pintura, obra talhada e em edificações. Já havia se passado cem anos na Europa quando foi introduzido no Brasil.
Folha Imagem
Igreja do Mosteiro de São Bento, no Rio de Janeiro. Entalhe em madeira dourada, colocado em 1717

As primeiras pinturas foram feitas em pranchas de madeira, estilo proto-barroco ou maneirista.
O auge da arte barroca se deu em Minas Gerais no século XVIII (período do ouro), em regiões ricas aquecidas pelo comércio de açúcar e pela mineração, com intensa vida cultural e artística.
A arquitetura, escultura, talha e pintura teve sua integração em Minas Gerais o principal representante do barroco mineiro foi Aleijadinho (Antonio Francisco Lisboa), ele realizou vários trabalhos, entre eles, um projeto em Ouro Preto na igreja de São Francisco com medalhões, anjos e fitas esculpidos em pedra sabão. Em Congonhas do Campo no Santuário do Bom Jesus de Matozinhos projetou a escultura dos doze profetas.

No interior da Igreja de São Francisco, em Salvador, que começou a ser construída em 1708, impressiona a variedade de materiais nobres usados na decoração, como o ouro, a azulejaria e o jacarandá.


Igreja de São Francisco tem o interior coberto de ouro
A Igreja de São Francisco tem o interior coberto de ouro. 

Igreja São Francisco de Assis - Ouro Preto, MG


Principais características das obras de aleijadinho
_ Nariz alongado;
_ Queixo pontiagudo;
-Olhos espaçados;
- Pescoço alongado;
- Lábios entreabertos;
- Esculturas com estilos, rococó, clássico e gótico.

5 comentários: