quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

ARTES - HISTÓRIA, CONCEITOS e DESAFIOS....

Toda arte apreciada pelo olhar é conceituada como arte visual, e abrange a pintura, o desenho, a gravura, a fotografia, o cinema, a escultura, a arquitetura, web design, a moda, a decoração e o paisagismo. Lida com o caráter teórico e prático do estético, seja o estético do belo, do funcional ou do fazer pensar.


Olá Estudantes das Artes!!!
Pesquisei uma atividade legal pra gente fazer em classe. Copiem, imprimam, façam a leitura dos textos e levem para a nossa próxima aula, ok? Lembrem-se que esta atividade vale nota!!!!

LEITURA DE OBRAS DE ARTE - QUE TAL ACEITAR ESSE DESAFIO???

Blog de amagiadeeducar :A Magia de Educar, LEITURA DE OBRAS DE ARTE - QUE TAL ACEITAR ESSE DESAFIO???
Aproveitando o poema crítico do poeta Vitor Faria," Poema resposta,"em que o autor leva seu leitor a refletir sua conduta ao ler sua obra; diz o poeta em dois versos ao leitor
"A ti cabe-te a tarefa desgastante,
De ler e achares se é ou não importante",
É interessante refletirmos como se  deve  portar frente uma obra de arte enquanto leitores  ou observadores.E evitarmos assim constrangimento tanto para o autor quanto para o leitor ou observador. Vejamos alguns aspectos frente a uma obra de arte para depois verificar se estamos preparados para apreciá- la ou mesmo até verificar se é uma obra de arte ou não. Embora  isto vai muitas vezes custar estudos para se ter os devidos conhecimento de um crítico de arte.
Uma obra de arte seja uma tela ,ou um poema o leitor ou observador tem que conhecer alguns elementos importantes que se deve observar numa obra de arte. Ainda mais que uma obra de arte não se sujeita aos limites de tempo e espaço; ela é atemporal e universal pois registra algo que faz parte da essência da condição humana e, por isso mesmo mexe com a sensibilidade humana e com a consciência de qualquer ser: laico ou critico  Assim somos dominados por sentimentos diversos e opostos. Além do que  uma obra de arte toca nos dois polos positivo e negativo.( Podemos gostar ou não.) isto a torna superior a nossa condição de mero expectador. Daí é importante ao  observamos a obra  descartar o julgamento do autor. Não se modifica a obra , analisa, com argumentação e não "achismo".É necessário ter conhecimento para julgar o que se vê."O mundo que o artista cria, ou inventa nasce de sua cultura de sua experiência de vida, das idéias que tem na cabeça,enfim de sua visão de mundo" diz o crítico Ferreira Gullar.
Respeito é fundamental.
Mas um povo sem aprendizagem , sem cultura desrespeita sem saber o por quê faz
...
Vamos testar-nos ao observar a tela de Sigaud  e uma música de um cantor que praticamente todos conhecemos e cantamos sempre suas músicas.: Chico Buarque(música e letra). E em seguida responder a proposta :
"A PROPÓSITO DA TELA E DO TEXTO" ( retirado do livro de Literatura Brasileira ,de José Nicola , para fins de estudo) Bibliografia de estudo.
PROPOSTA DE TRABALHO

Construção( letra)
Amou daquela vez como se fosse a última
Beijou sua mulher como se fosse a última
E cada filho seu como se fosse o único
E atravessou a rua com seu passo tímido
                  ***************
Subiu a construção como se fosse máquina
 Ergueu no patamar quatro paredes sólidas
 Tijolo com tijolo num desenho mágico
Seus olhos embotados de cimento e lágrima
                 *****************
Sentou pra descansar como se fosse sábado
 Comeu feijão com arroz como se fosse príncipe
 Bebeu e soluçou como se fosse um náufrago
 Dançou e gargalhou como se ouvisse música
                   ****************
E tropeçou no céu como se fosse um bêbado
E flutuou no ar como se fosse um pássaro
E se acabou no chão feito um pacote flácido
 Agonizou no meio do passeio público
                   ************** 
Morreu na contramão atrapalhando o tráfego
Amou daquela vez como se fosse o último
 Beijou sua mulher como se fosse a única
 E cada filho seu como se fosse o pródigo
 E atravessou a rua com seu passo bêbad
Subiu a construção como se fosse sólido
 Ergueu no patamar quatro paredes mágicas
 Tijolo com tijolo num desenho lógico
 Seus olhos embotados de cimento e tráfego
                    *************
 Sentou pra descansar como se fosse um príncipe
 Comeu feijão com arroz como se fosse o máximo
 Bebeu e soluçou como se fosse máquina
 Dançou e gargalhou como se fosse o próximo
                    **************
 E tropeçou no céu como se ouvisse música
 E flutuou no ar como se fosse sábado
  E se acabou no chão feito um pacote tímido
   Agonizou no meio do passeio náufrago
   Morreu na contramão atrapalhando o público
                *****************
Amou daquela vez como se fosse máquina
 Beijou sua mulher como se fosse lógico
Ergueu no patamar quatro paredes flácidas
 Sentou pra descansar como se fosse um pássaro
 E flutuou no ar como se fosse um príncipe
E se acabou no chão feito um pacote bêbado
Morreu na contramão atrapalhando o sábado
                        ****************
(Chico Buarque de Holanda)
 DESAFIO:
 A PROPÓSITO DA TELA E DO TEXTO
  • 1. A tela retrata uma cena urbana ou rural? Justifique.
  •                                         ******
  • 2. É sempre interessante perceber o ângulo pelo qual o artista retrata uma cena (na pintura e na fotografia, por exemplo) ou posiciona o narrador num texto literário (primeira ou terceira pessoa), pois esse será, também, o nosso ângulo. No caso da tela de Sigaud, onde o artista nos posiciona, isto é, sob qual ângulo enxergamos a cena?
  •                                          *********
  • 3. E no texto de Chico Buarque, como é posicionado o narrador?
  •                                        *********
  • 4. Observe bem o trabalho de luz e sombra realizado pelo pintor e comente a localização do corpo estendido no chão.
  •                                           ********
  •  
  • 5. No canto superior esquerdo da tela percebemos alguns pássaros voando. Com qual verso do texto "Construção" você relacionaria essa imagem?
  •                                            *********
  • 6. Observe que os corpos dos trabalhadores (canto superior direito da tela) são desproporcionais, se compararmos os membros às cabeças. Como você interpreta desproporcionalidade ?
  •                                              **********
  •  7. Pense na estrutura das doze estrofes que formam o poema, nas palavras proparoxítonas que encerram os versos e responda: poderíamos dizer que Chico Buarque "construiu" seu texto "tijolo com tijolo num desenho mágico, lógico"? Por quê?
  •                                            *********
  •  
  • 8. Poderíamos, ainda, afirmar que o texto de Chico Buarque apresenta um refrão. Qual é ele?
  •                                            ********
  • 9. Como você percebeu, os dois artistas - Sigaud e Chico Buarque - retratam realidades semelhantes. No entanto, cada um se expressou de uma forma, utilizou uma linguagem distinta. Comente a maneira pela qual cada artista se expressou.
  •                                              *********
  • 10. Se esse trabalhador do texto tivesse morrido numa segunda-feira e "na mão", as pessoas o notariam? O que você acha?
*Sigaud (1899 - 1979)                                 


Eugênio de Proença Sigaud (Porciúncula / Rio de Janeiro, 2 de julho de 1899 ; Na época o Município era denominado Stº Antônio do Carangola, 6º distrito de Itaperuna – Rio de Janeiro, 6 de agosto de 1979), pintor, gravador, artista gráfico, vitralista, ilustrador, cenógrafo, crítico, professor, arquiteto e poeta. Conhecido como o pintor dos operários, Sigaud explora em suas telas, de maneira intensa e militante, o tema do trabalho, sobretudo a partir de meados dos anos 1930.


* Chico Buarque
Francisco Buarque de Hollanda (Rio de Janeiro, 19 de junho de 1944), mais conhecido por Chico Buarque ou ainda Chico Buarque de Hollanda, é um músico, dramaturgo e escritor brasileiro.

6 comentários:

  1. eu só não sei a sete...
    pode me falar por favor?

    ResponderExcluir
  2. eu preciso da resposta da oito

    ResponderExcluir
  3. A tela retrata uma cena urbana ou rural justifique

    ResponderExcluir
  4. Observe bem o trabalho de luz e sombra realizado pelo pintor e comente a localização do corpo estendido no chão

    ResponderExcluir