quarta-feira, 4 de abril de 2012

PARA ENTENDER A HISTÓRIA - AOS ALUNOS DO 3º ANO

Almoço das horas


Posted: 30 Mar 2012 01:59 AM PDT
Ato, na Cinelândia contra a festa dos militares em homenagem ao Golpe Militar de 64. Em meio à democracia de fachada, que, na retórica presume-se liberdade de manifestação policiais "cumprem seu dever" de exercitar as mesmas práticas da ditadura militar, página infame de nossa história: agressões a manifestantes com bomba, spray de pimenta e arma de choque. Assista ao vídeo.

Para ver, clique sobre o título ou http://almocodashoras.blogspot.com.br  
Posted: 30 Mar 2012 01:48 AM PDT
                                                                                                             
Foto: ficabattisti.blogspot.com


Affonso Romano de Santana

De repente,
Naqueles dias começaram
A desaparecer pessoas, estranhamente.
Desaparecia-se. Desaparecia-se muito naqueles dias.
Ia-se colher a flor oferta
E se esvanecia.
Eclipsava-se entre um endereço e outro
Ou no táxi que se ia.
Culpado ou não, sumia-se
Ao regressar do escritório ou da orgia.
Entre um trago de conhaque e um aceno de mão,
O bebedor sumia.
Evaporava o pai ao encontro da filha que não via.
Mães segurando filhos e compras...

Para ler mais, clique sobre o título ou http://almocodashoras.blogspot.com.br  
Posted: 30 Mar 2012 12:19 AM PDT
Depois dos assassinos e torturadores, agora é a vez dos apoiadores do golpe civil-militar de 1964 serem alvos de protestos.
Passando por jornais, empresas e lugares simbólicos do apoio civil à ditadura, o Cordão da Mentira irá desfilar pelo centro da cidade de São Paulo para apontar quais foram os atores civis que se uniram aos militares durante os anos de chumbo.
Os organizadores - coletivos políticos, grupos de teatro e sambistas da capital - afirmam ter escolhido o 1º de abril, Dia da Mentira e aniversário de 48 anos do golpe, para discutir a questão "de modo bem-humorado e radical".
Ao longo do trajeto, os manifestantes cantarão sambas e marchinhas de autoria própria e realizarão intervenções artísticas que, segundo eles, pretendem colocar a pergunta: “Quando vai acabar a ditadura civil-militar?”.

TRAJETO (confira resumo, no fim do texto)

A concentração acontecerá às 11h30, em frente ao cemitério da Consolação.
Em seguida...

Para ler mais, clique sobre o título ou http://almocodashoras.blogspot.com.br  
Posted: 29 Mar 2012 06:51 AM PDT
Dia 30/03 o povo Palestino saí às ruas para protestar no Dia da Terra, uma homenagem à camponeses palestinos assassinados pela ocupação israelense. O MST convida a tod@s @s lutadores/as para a manifestação.

Posted: 29 Mar 2012 05:34 AM PDT
Trabalhadores bascos: novamente nas ruas para rechaçar a política
 de fome  e do grande capital, 
do governo de Mariano Rajoy e do
Partido Popular. Foto: Dick Emanuelsson
POR DICK EMANUELSSON
BILBAO, 2012 MARZO

Los sindicatos y trabajadores en Euskal Herria (País Vasco) se movilizan todos, hoy 29 de marzo, para hacer sentir la fuerza de la clase trabajadora y en rechazo a la política de hambre del nuevo gobierno de Mariano Rajoy.
Ese es el mensaje de IGOR URRUTIKOETXEA, Secretario General de la Unión Internacional de Sindicatos del Metal y la Minería, miembro del Comité Ejecutivo de la central sindical vasca, LAB, Langile Abertzaleen Batzordeak, que en euskera significa Comisiones de Obreros Patriotas. La compañera de la misma central sindical y del sector de comercio en el País Vasco, es ZIORTZA AMEZTOI.
Los entrevisté hace dos semanas en Bilbao y los preparativos para lanzarse a la Huelga General ya estaban a “full”, es decir, trabajaron para que sea un éxito.
– ¡VAMOS A LUCHAR HASTA el final! ¡Ningún paso atrás!
Para ler mais, clique sobre o título ou http://almocodashoras.blogspot.com.br  
Posted: 29 Mar 2012 05:10 AM PDT
Por Otaviano Helene*
QUARTA, 28 DE MARÇO DE 2012
Uma das características do ensino superior brasileiro nas últimas várias décadas é a constante redução da participação das instituições públicas na sua oferta: em 1960, cerca de 60% das matrículas eram em instituições públicas; atualmente, elas são da ordem de 25% e com uma tendência a continuar aumentando.

Para ler mais, clique sobre o título ou http://almocodashoras.blogspot.com.br  
Posted: 29 Mar 2012 04:27 AM PDT
Foto: juventudelibre.blogspot.com

“O dia das mulheres ou dia das mulheres trabalhadoras é um dia de solidariedade internacional, e um dia para rever força e organização das mulheres proletárias”
(Alessandra Kollontai, Moscou, 1920).

O 8 de Março, Dia Internacional das Mulheres, surgiu durante a II Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, em 1910, em Copenhague. Trata-se, portanto, de um dia dedicado à luta das mulheres trabalhadoras, notadamente, como afirma Kollontai, é dia de solidariedade internacional, dia de rever nossa força e organização enquanto mulheres identificadas com a luta contra todas as formas de dominação, exploração e opressão.

Para ler mais, clique sobre o título ou http://almocodashoras.blogspot.com.br  
Posted: 29 Mar 2012 04:21 AM PDT
Foto: pencefundamental.wordpress.com

Enquanto isso, no Brasil, a Comissão da Verdade enfrenta os fantasmas da ditadura e a população assiste a tudo quase que indiferente. A exceção foi o Esculacho que a juventude do país imprimiu aos ex-torturadores esta semana. O Estado está acuado, tendo o Governo Federal proibido a homenagem do dia de amanhã (31 de março, dia fatídico da história deste país) por parte dos militares e estes reafirmarem as comemorações. Esperemos até amanhã, para não fazer previsões precipitadas.

Um grupo de 24 ex-membros da ditadura argentina começará a ser julgado nesta quarta-feira (28) em Neuquén, acusados de delitos de lesa-humanidade cometidos em uma prisão ilegal dessa província do sul do país.

Entre os processados pelo Tribunal Federal de Neuquén está o ex-agente civil de Inteligência Raúl ...

Para ler mais, clique sobre o título ou http://almocodashoras.blogspot.com.br  
Posted: 29 Mar 2012 04:11 AM PDT

De acordo com o relatório do BC (Banco Central) do dia 27 de março, o spread bancário, que é a diferença entre a taxa Selic e os juros cobrados pelos bancos no mercado, ou dito em outras palavras, a margem de lucro dos bancos, passou de 27,8% em janeiro para 28,4% em fevereiro, o que teria sido provocado, supostamente, pelo aumento da inadimplência. Mas, segundo os dados do BC, a inadimplência, apesar de muito alta, se manteve estável neste ano, o que, seguindo a própria lógica dos bancos, demonstra que houve um aumento das suas taxas de lucros. No crédito livre, a taxa ficou estável em 5,8% em fevereiro - para as pessoas físicas em 7,6% nos meses de janeiro e fevereiro e para as empresas em 4,1%.

Para ler mais, clique sobre o título ou http://almocodashoras.blogspot.com.br 

Posted: 29 Mar 2012 03:21 AM PDT
Charge: conversaafiada.com.br

Continua a disputa no campo da privataria entre os petistas e o tucanato, enterrando mais uma das retóricas que os primeiros usavam contra os adversários. Nas próximas eleições, não vai sobrar nada - nem do discurso - que os diferenciem.

BRASÍLIA, 28 Mar (Reuters) - O Senado aprovou nesta quarta-feira o projeto que cria um regime de previdência complementar para servidores públicos federais civis, o Funpresp, considerado prioritário pelo governo por reduzir, a longo prazo, o déficit da Previdência.

Para ler mais, clique sobre o título ou http://almocodashoras.blogspot.com.br 

Posted: 28 Mar 2012 01:39 PM PDT
Imagem: divulgação Levante Popular da Juventude

De São Paulo
Deborah Moreira
27 DE MARÇO DE 2012 - 19H58

Nesta semana, quando diversos grupos e organizações de militares comemoram os 48 anos do golpe militar de 1964, movimentos sociais, organizações de trabalhadores, artistas e intelectuais promovem uma série de manifestações para protestar contra a iniciativa militar, que afronta uma decisão governamental de não se comemorar o golpe de 1964. Muitos que combateram a ditadura foram torturados, assassinados e permanecem desaparecidos até hoje. 
Em Campinas...

Para ler mais, clique sobre o título ou http://almocodashoras.blogspot.com.br/
Posted: 28 Mar 2012 01:13 PM PDT
Ontem, os companheiros Valdir Dias Ferreira, 40 anos, Milton Santos Nunes da Silva, 52, e a companheira Clestina Leonor Sales Nunes, 48, membros da Coordenação Estadual do MLST no Estado de Minas Gerais, foram executados na rodovia MGC-455, a dois quilômetros de Miraporanga, distrito de Uberlândia. O bárbaro crime aconteceu na presença de uma criança de 5 anos.
Os companheiros e a companheira eram acampados na Fazenda São José dos Cravos, no município do Prata, Triangulo Mineiro/MG. A Usina Vale do Tijuco (com sede na cidade de Ribeirão Preto/SP) entrou com pedido de reintegração de posse apenas com um contrato de arrendamento. Diversas usinas vêm implementando na região o monocultivo da cana de açúcar, trabalho degradante e o uso intensivo de agrotóxico e destruição do meio ambiente.
Essa área foi objeto de audiência no último dia 8 de março de 2012, não havendo acordo entre as partes. Dezesseis dias depois da Audiência, as três lideranças que tinham uma expressiva atuação na luta pela terra na região e eram coordenadoras do acampamento foram assassinadas.

Para ler mais, clique sobre o título ou http://almocodashoras.blogspot.com.br/ 
Para ler mais, clique sobre o título ou http://almocodashoras.blogspot.com.br 
Posted: 27 Mar 2012 03:01 PM PDT
Charge: infelicidadetributria.blogspot.com

A primeira impressão que se tem ao ler uma notícia destas é que o Estado deve, com esses recursos extras garantir o oferecimento de serviços sociais de qualidade. Falsa impressão: a saúde na UTI; a educação sucateada ao extremo; cortes na previdência; péssimos serviços públicos; o transporte não sai do lugar. A pergunta que não quer calar: para onde vai toda essa dinheirama? Ninguém sabe. O Estado se distancia da impressão de que vivemos numa (Res) pública e a transparência, que deveria ser sua característica, anda opaca. A resposta à questão nos aponta para outra pergunta: significa mais dinheiro disponível a se bater também outro recorde, o da corrupção?
Para ler mais, clique sobre o título ou http://almocodashoras.blogspot.com.br  
Posted: 27 Mar 2012 04:30 AM PDT
PCB ou PCdoB: afinal, qual deles tem de fato 90 anos?

A festa dos 90 anos do Partido Comunista Brasileiro se estendeu até depois das duas da manhã de sexta-feira passada, no Clube dos Advogados, na sede da OAB, no Rio de Janeiro. Foi chamada de Festa Vermelha, com um show de MPB reunindo artistas filiados ao próprio partido, vindos de todos os Estados brasileiros...

Para ler mais, clique sobre o título ou http://almocodashoras.blogspot.com.br  

Início

Carrancudo ou risonho, Tio Sam é sempre o mesmo

Não sei qual poderia ser o mais “deplorável” (a linguagem é típica da Casa Branca) dos atos praticados pelos soldados do Tio Sam em terras do Oriente
 30/03/2012
Luiz Ricardo Leitão  
Minha saudosa avó Eurídice, nascida em Santo Aleixo, no interior do Rio de Janeiro, foi decerto uma das criaturas mais dinâmicas e progressistas que conheci em Bruzundanga. Em pleno Estado Novo, quando sobreveio a II Guerra Mundial, a firme vocação democrática a fez abraçar a campanha contra o nazismo em sua cidade, da qual se tornaria uma das mais ativas militantes. Por conta dessa causa, ela passou a ter profunda aversão pelo sistema Globo de rádio, cuja emissora carioca, com a ambiguidade que lhe é peculiar, demonstrava uma velada admiração por Hitler, noticiando com boa dose de exagero a expansão das tropas alemãs na Europa.        
Lembro-me como se fosse hoje de sua birra com a TV do “Dr. Marinho” nos anos de chumbo da ditadura, quando a Vênus Platinada, em conluio com os militares, logrou implantar-se como rede nacional em 98% do nosso território. Quando girava o seletor de canais do seu velho aparelho Telefunken (não estranhe, meu caro leitor da geração do controle remoto: antigamente era tudo manual...), para sair da TV Excelsior (canal 2) e ir para a Tupi (6), ela jamais passava pela Globo (4), optando sempre pelo caminho mais longo e invertido (2 – 13 – 11 – 9 – 7 – 6).      
Em março de 1979, ano em que Geisel passou a guarda para Figueiredo (ex-chefe do SNI), eu já atuava intensamente no movimento estudantil da UFRJ e fui um dos milhares de manifestantes que enfrentaram as tropas da PM e do Exército nas ruas do Rio no dia da posse do novo-velho ditador. Ao visitar minha avó, mais tarde, descrevi com certa repulsa a figura antipática do general que dizia preferir o cheiro de cavalo ao do povo; ouvindo-me com atenção, ela só fez um comentário: “não se iluda, meu filho – carrancuda ou risonha, ditadura é tudo a mesma coisa...”  
Evoco essa mulher corajosa e lúcida depois de ler com raiva e consternação as notícias acerca dos recentes episódios envolvendo as tropas estadunidenses no Afeganistão. Não sei qual poderia ser o mais “deplorável” (a linguagem é típica da Casa Branca) dos atos praticados pelos soldados do Tio Sam em terras do Oriente. Neste ano, já há ao menos três episódios gravíssimos protagonizados pelas forças de ocupação ianque no país asiático, o que agravou em muito as relações entre Washington e Cabul.      
O leitor deve lembrar-se: em janeiro, um vídeo vazou na rede virtual, com imagens de quatro fuzileiros navais urinando sobre militantes afegãos já mortos (e que seriam militantes do grupo Taleban); em fevereiro, exemplares do Corão foram queimados numa pilha de lixo dentro de uma base militar dos EUA, gerando uma série de confrontos entre as tropas ianques e a resistência local (houve ao menos 30 mortos, entre eles seis soldados estadunidenses); e, agora, o processo se acirra ainda mais, com a absurda chacina promovida por um sargento da base de Kandahar, que saiu de madrugada e invadiu casas dos vilarejos de Alkozai e Najeeban, matando ao menos 16 civis (entre eles, nove crianças).     
O que o bom-mulato Obama, de estilo “sorridente e camarada”, tem a dizer sobre tudo isso? A julgar pela opinião dos “analistas”, “qualquer resquício de confiança e credibilidade” que a presença do império poderia provocar no Afeganistão está sepultado junto às cinzas do Corão queimado pelas tropas. Em ano de eleição presidencial na matriz, quem vai pagar a conta desse genocídio? Ah, Dª Eurídice, saudades da sua clarividência... Só sou capaz de parafrasear o ensinamento que me deste quando eu era um garoto que amava os Beatles e os Rolling Stones: “carrancudo ou risonho, um império sempre será a mesma máquina de pilhagem e destruição”. Um abraço, minha avó.